Fabiana Martins

Fabiana é sócia fundadora do SMA. Ela trabalha regularmente em disputas relacionadas a contratos de afretamento (C/P) e sinistros.

Fabiana assessora armadores e agências marítimas em suas atribuições e limites de responsabilidade. Auxilia empresas estrangeiras para fins de validade de laudos arbitrais no Brasil e armadores por meio de seus respectivos Clubes de Proteção em litígios envolvendo acidentes, danos por poluição de óleo e reclamações de cargas. Também auxilia armadores e NVOCCs em defesas administrativas contra autoridades ambientais, órgãos reguladores e a Receita Federal. Fabiana está inscrita na Ordem dos Advogados do Brasil em Portugal, Rio de Janeiro e São Paulo, atuando tanto no contencioso quanto em consultoria.

Fabiana é graduada em Direito pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES e Mestre em Direito Internacional e Integração Econômica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Em 2010, ela participou do 37º Curso de Direito Marítimo na Universidade de Southampton.

Foi Vice-Presidente para o Brasil do Instituto ibero-americano de Direito Marítimo - IIDM no período de 2014 a 2016. Em 2016, foi presidente fundadora da Women´s International Shipping & Trade Association Brasil (Wista Brasil) e foi membro do Board da Wista Internacional até 2022.

Atuando na área marítima desde 1997, ela é considerada uma das principais advogadas em várias listas.

Idiomas:

Português, inglês e espanhol.

Honra e prêmios:

Fabiana Simões Martins continua a demonstrar uma vasta experiência no tratamento de litígios envolvendo armadores, reclamações de cargas e acidentes. Um dos comentaristas do mercado afirmou que Fabiana “é uma advogada muito experiente que atua no setor há muito tempo.” Um cliente comentou ainda que “ela se mantém atualizada com relação a todos os assuntos.” Outro cliente complementou: “Ela é muito proativa e experiente.” (Chambers & Partners Latin America 2021).

Fabiana Simões Martins, a corresponsável pelo departamento continua auxiliando ativamente renomados armadores e Clubes de P&I em processos judiciais e de arbitragem decorrentes de acidentes marítimos e reclamações de cargas. Um dos entrevistados observa que ela é muito organizada e considera os casos minuciosamente. Outro cliente declarou que se sentia “muito confortável falando com ela, pois ela compreende totalmente minhas necessidades e consegue ver as coisas do meu ponto de vista.” (Chambers & Partners Latin America 2020).

“Fontes de mercado acrescentam que “ela tem uma ética de trabalho incrível” e “sempre cumpre os prazos acordados”. (Chambers & Partners Latin America 2018)

Fabiana Simões Martins representa regularmente clientes em litígios no âmbito do direito marítimo e colisões marítimas. Os entrevistados a descrevem como uma profissional “muito capaz” neste setor.”(Chambers & Partners Latin America 2017).

Fabiana Simões Martins destaca-se por “sua forma hábil de lidar com casos complexos.” (Who´s Who Legal Latin America 2016).

“A sócia Fabiana Simões Martins tem sólida reputação no mercado por sua experiência e conhecimento em direito marítimo. Tem uma atuação dinâmica e auxilia clientes em questões de afretamento e disputas setoriais.” (Chambers & Partners Latin America 2016).

Fabiana Simões Martins é altamente conceituada na área de contenciosos.” (Legal 500, 2016).

Organizações:

  • Membro do Conselho Diretor da WISTA International (até 2022)
  • Inscrita na Ordem dos Advogados do Brasil de Portugal, Rio de Janeiro e São Paulo.

Experiência:

  • Assessora armadores estrangeiros e exportadores e importadores nacionais em disputas relacionadas a contratos de afretamento
  • Aconselha e representar sindicatos nacionais e agências de navegação sobre seus deveres e limites de responsabilidade
  • Assessoria e representação de empresas estrangeiras em ações visando a eficácia de sentenças arbitrais no Brasil
  • Representa armadores por meio de seus respectivos Clubes de Proteção em disputas envolvendo acidentes, incluindo reclamações por danos à pessoa, poluição por óleo e de carga;
  • Representa empresas de transporte e NVOCCs administrativamente perante autoridades ambientais, agências regulatórias e o IRS